BUCANEIROS
ILHA DE TORTUGA
RIO DE JANEIRO
BUCANEIROS
RIO DE JANEIRO

Como mangueiras podem auxiliar na produção cervejeira

Para investir na produção de cervejas, se faz essencial conhecer os produtos mais adequados para o tráfego de cerveja, levedura e outros produtos tradicionais do segmento. A Maxxflex mostra quais são os atributos mais importantes para uma mangueira usada na fabricação da bebida para que seja feita a escolha de equipamentos que vão garantir qualidade e segurança.

como mangueiras auxiliam na produção cervejeira ( DINO )

O Brasil vem experimentando aumento significativo na produção de cerveja, mas é necessário que o interessado em sua fabricação possua equipamento especializado.

21/03/2023 –

O Brasil vem experimentando aumento significativo na produção de cerveja artesanal. Segundo o “Anuário da Cerveja 2021 – estatísticas do setor cervejeiro no Brasil”, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o número de estabelecimentos produtores de cerveja atingiu a marca de 1.549, o que representa aumento de 12,0% em relação ao ano anterior.

No entanto, para desempenhar a atividade da produção de cerveja é necessário que o interessado em sua fabricação possua equipamento especializado. Afinal, as cervejarias devem utilizar variados tipos de mangueiras para o tráfego de cerveja, levedura e outros produtos tradicionais do segmento. Contudo, não é toda mangueira que possui as capacidades apropriadas para as finalidades que envolvem a fabricação da bebida. 

Características específicas

Para atender as especificidades da produção de cerveja, uma mangueira para o tráfego do líquido precisa contar com três elementos: tubo interno, reforço e cobertura. Também chamado de “alma”, o tubo interno precisa resistir a produtos de limpeza e desinfecção halogenados, alcalinos ou oxidantes. 

É necessário também suportar esterilização, ter insensibilidade contra íons de cobre (os “venenos de borracha”) e aguentar esforços físicos e mecânicos.

O reforço dá à mangueira a capacidade de resistir à pressão e ao vácuo, bem como a outros tipos de esforços de cunho mecânicos. Entre eles, o uso do vapor pode exigir muito do reforço, segundo informa a Cervesia, empresa destinada à tecnologia cervejeira.

Por fim, a cobertura é um componente da parte externa, que tem como função a proteção do reforço. Ela deve suportar abrasão, cortes, contato com produtos químicos e diversas outras formas de intempéries.

Como fazer a escolha certa

Conforme Daniel Rodriguez, CEO da Maxxflex, fábrica de mangueiras e mangotes de borracha, se faz essencial observar se, mesmo que o produto seja classificado como para uso em cervejarias, há construção enrolada, tubo de borracha sintética atóxica especial, resistência a temperaturas de até 80ºC e terminais retos. 

Outro ponto importante a se verificar é o tubo interno branco com externo vermelho e faixa espiral branca, um padrão para este tipo de mangueiras.

Para saber mais sobre estes equipamentos, basta acessar o blog da Maxxflex para entender as diferenças entre mangueiras e mangotes e aprender a armazenar mangueiras industriais de maneira correta.

Website: http://maxxflex.com.br/

%d bloggers like this: